terça-feira, 4 de novembro de 2008

Biografia de Oscar Niemeyer


Filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, Oscar Niemeyer nasceu no bairro de Laranjeiras, na Rua Passos Manuel, que receberia no futuro o nome de seu avô Ribeiro de Almeida, ministro do Supremo Tribunal Federal. Niemeyer foi profundamente marcado pela lisura na vida pública do avô, que como herança os deixou apenas a casa em que morava e cuja regalia era uma missa em casa aos domingos.
Niemeyer passou sua juventude sem preocupações e na boêmia. Em suas palavras: "parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio." Aos 21 anos, se casou com Annita Baldo, filha de imigrantes Italianos e conclui o ensino secundário.
Após o casamento, diante da responsabilidade que assumira, começou a trabalhar e resolveu retomar os estudos. Começou, então, a trabalhar na oficina tipográfica do pai e ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, de onde saiu formado como arquiteto e engenheiro em 1934. Sempre idealista, mesmo passando por dificuldades financeiras, decidiu trabalhar sem remuneração no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão. Não lhe agradava a arquitetura comercial vigente e viu no escritório de Lúcio Costa uma oportunidade para aprender e praticar uma nova arquitetura.
Niemeyer tem somente uma filha, Anna Maria Niemeyer, que lhe deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos. Viúvo desde 2004, Niemeyer em novembro de 2006, casou-se com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos.
Aos 100 anos trabalha todos os dias em seu escritório em Copacabana. Desapegado de dinheiro, trabalha por amor à profissão e tudo que ganha gasta, com a família, com os amigos ou com qualquer outra pessoa que lhe convier. Não acumulou fortuna e doou diversos projetos.

Posição Política

A luta política é uma das questões que sempre marcaram a vida e obra do arquiteto. Em 1945, já um arquiteto conhecido, conheceu Luís Carlos Prestes e filiou-se ao PCB. Niemeyer emprestou a Prestes a casa que usava como escritório, para que este montasse o comitê do partido. Sempre foi um forte defensor de sua posição como stalinista. Durante alguns anos da ditadura militar do Brasil auto-exilou-se na França. Um ministro da Aeronáutica da época diria que "lugar de arquiteto comunista é em Moscou". Visitou a União Soviética, teve encontros com diversos líderes socialistas e foi amigo pessoal de alguns deles. Em seu discurso de 2007, onde Fidel fala em aposentadoria, faz referência ao amigo Niemeyer: "Penso como (o arquiteto brasileiro Oscar) Niemeyer, que se deve ser conseqüente até o final". Esta frase foi repetida em sua carta de renúncia de 18 de feveiro de 2008.

Niemeyer diz:

"Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral".


"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos".

Nenhum comentário: