terça-feira, 4 de novembro de 2008

Biografia: Anita Malfatti

Anita Catarina Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 — São Paulo, 6 de novembro de 1964) foi uma pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira.

No início de 1915, Anita Malfatti já se encontrava em Nova York e matriculada na tradicional Art Students League. Nessa escola, Anita ia de um professor a outro, na tentativa de encontrar o caminho que sonhava para seus trabalhos. Após 3 meses de estudos, desistiu de qualquer curso de pintura ou desenho na escola, trazendo em sua pintura a marcas do Expressionismo, dificilmente Anita se "encontraria" nessa Escola, sobre sua experiencia na instituição, escreveria de forma lacônica:"Fui aos Estados Unidos, entrei numa academia para continuar meus estudos, e que desilusão! O professor foi ficando com raiva de mim, e eu dele, até que um dia, a luz brilhou de novo. Uma colega me contou na surdina que havia um professor moderno,um grande filósofo, incompreendido e que deixava os alunos pintarem à vontade. Na mesma tarde procuramos e professor, claro" O tal professor, era Homer Boss, artista hoje quase esquecido pelos estudiosos de arte norte-americana.

No verão foi pintar na costa do Maine. Passado o verão, Anita se matriculou na Independent School of Art. No começo de 1916, preparava-se para voltar ao Brasil.

Nenhum comentário: